https://www.youtube.com/watch?v=_ys_fBzC2wM assista primeiro
https://www.youtube.com/watch?v=7PRH9seUQ4M
https://www.youtube.com/watch?v=xQ-x-8BTrBc
https://www.youtube.com/watch?v=ztqkK67ApJY
https://www.youtube.com/watch?v=C5CBdzxY47w assista segundo
OBSERVE:
Exercícios PARTE 1:
1) Represente no seu caderno na reta real:
a) A = ] 3,6 [
b) B = ] 8,10 ]
c) C = [ 1,3 [
d) D = [ 4,8 ]
e) E = { x E R / 7 < x < 9 }
f) F = { x E R / 1 <= x <= 5 }
g) G = { x E R / 0 < x <= 4 }
h) H = { x E R / 3 <= x < 7 }
i) I = { x E R / x > 10 }
j) J ----o::::::::::::::::::o----- resposta: ] 7, 9 [
7 9
k) K ::::::o---------------o:::::::
8 10
resposta: { x E R / x < 8 e x > 10 }
Exercícios PARTE 2:
1. Operações com
intervalos, determine A ∩ B e A ∪ B quando:
a) A = { x ∈ ℝ/ -1 ≤ x ≤ 2 } e B = { x ∈ ℝ/ 0 ≤ x ≤ 5 }
b) A = ] –1, 4[ e B = [ -3, 3 ]
b) A = ] –1, 4[ e B = [ -3, 3 ]
c) A = { x ∈ ℝ/ 0 < x < 3 }
e B = { x ∈ ℝ/ 1 < x < 5 }
d) A = ] –5, 2 [ e B = [ 0, 3 ]
d) A = ] –5, 2 [ e B = [ 0, 3 ]
e) A = [ 2, 7] e B
= [ -1, 5]
2. Considere os intervalos M = [ 0,10 [ , N = ]3, 8 [ e K = [ -2 , 6 ] , efetue:
a) M U N U K b) M ∩ N ∩ K
2. Considere os intervalos M = [ 0,10 [ , N = ]3, 8 [ e K = [ -2 , 6 ] , efetue:
3. Operações com intervalos. Determine a união e a intersecção de cada par de intervalo:
a) A = { x ∈ ℝ/ -1 ≤ x ≤ 2 } e B = { x ∈ ℝ/ 0 ≤ x ≤ 5 }
b) A = ] –1, 4[ e B = [ -3, 3 ]
c) A = { x ∈ ℝ/ 0 < x < 3 } e B = { x ∈ ℝ/ 1 < x < 5 }
d) A = ] –5, 2 [ e B = [ 0, 3 ]
Exercícios Parte 3:
01. Represente, na reta real, a união e intersecção dos intervalos dados:
a) A= [ 2, 8] e B= { x ∈ ℝ/ 2 < x < 5}
b) A = ] – ∞, 8] e B= { x ∈ ℝ/ 0 ≤ x ≤ 2}
c) A = [ 2, 7] e B = [ -1, 5]
d) E = [ 3, 9[ e F = ] 0, 3]
e) A = ] 2, 8] e B = { x ∈ ℝ/ 2 < x < 5}
f) A = ] – ∞, 2] e B = { x ∈ ℝ/ -2≤ x ≤ 2}
f) A = ] – ∞, 2] e B = { x ∈ ℝ/ -2≤ x ≤ 2}
g) A = [6, 10] e B = [-1, 5]
h) B = [-6, 0] e C = [0, + ∞]i) A = ] – ∞, 3[ e B = [ -5, 2[
Exercícios Parte 4:
Represente na reta real os intervalos numéricos, as uniões e intersecções dadas:
a) A = [3,6] e B = ]5,8[
b) A = ] – ∞, 0] e B = { x ∈ ℝ/ 0≤ x ≤ 5}
c) A = { x ∈ ℝ/ 1 ≤ x ≤ 6 } e B = { x ∈ ℝ/ 0 ≤ x ≤ 7 }
d) A = ] – 4, -1[ e B = [ -3, 0 ]
e) A = { x ∈ ℝ/ 0 < x < 3 } e B = { x ∈ ℝ/ 3 < x < 6 }
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